Na prática do Play-Fight, nos envolvemos em confronto mútuo em espírito cooperativo para espelhar com precisão nossos pontos cegos, nossas sombras suprimidas, nosso melhor e nosso pior. Nesse processo de integração das inevitáveis dicotomias, emergem resistências inconscientes. Tomar conhecimento delas é um ato de pura bravura, que tem um potencial profundamente transformador, por mais desafiador que seja enfrentar essa exposição do indesejável. Reciclar a escuridão em luz sem nunca abrir mão da integridade individual é o espírito do Play-Fight. Reconhecer nossas vulnerabilidades e se apropriar delas é um poder pessoal sutil, suave, mas uma forma de poder imensamente avassaladora, assim como a água que não resiste a nada e nada pode resistir a ela.

play-fight.com/about
PLAY-FIGHT PRACTICE
O foco principal da prática é o estudo das habilidades físicas, mentais e criativas do corpo e seu potencial para extrapolar o movimento cotidiano. Como parte do processo, observaremos e mergulharemos em nossa própria linguagem corporal e padrões de movimento.

  • Desenvolvimento da criatividade através de tarefas de improvisação
  • Habilidades técnicas com foco na movimentação segura
  • Interação com o espaço e o tempo
  • Floorwork e dança com objetos
  • Jogos de atenção e inteligência intuitiva
  • Dinâmica da queda e a relação com a gravidade
  • Seguindo a direção do impulso
  • Estado de resistência e estado de relaxamento
  • Conexões de isolamento e integridade
  • Um diálogo em movimento entre espaço e objet

marinasekacheva.com/dance
PESQUISA DE MOVIMENTO
Corpo Líquido é uma prática de movimento holística, filosofia em fluxo, que convida cada um de nós a entrar em contato com nossas raízes aquáticas ancestrais. Nos estágios embrionários iniciais, o corpo humano é essencialmente constituído por fluidos. Somos originalmente seres líquidos e a água, o arquétipo do feminino, é o berço materno da criação e evolução humana.

Os processos de cristalização e degeneração do corpo, associados ao envelhecimento natural, são imensamente acelerados pelo condicionamento da luta interna, e como tais padrões mentais se refletem na relação gravitacional. Abordaremos a relação com a gravidade e a exploração da queda livre como pontos de partida em nossa jornada líquida. Investigaremos a possibilidade de conceber as implicações da queda para além da dimensão física e motora. A prática nos guiará através de estados de consciência de não resistência. Soltaremos as águas represadas e despertaremos a sensibilidade na percepção de um fluxo aquático latente nas manifestações mecânicas, comumente ofuscadas pelo excesso de tonificação muscular.

Entrar em contato com esse legado oceânico corporificado é um convite para mergulhar em profundos processos de transformação individual e transpessoal. O cultivo do Corpo Liquido traz sofisticação tanto nas expressões de movimento como nas qualidades das conexões individuais, interpessoais e coletivas. Por fim, a prática visa a integração sinérgica entre esse fluxo contínuo de informações e a troca de infinitas forças e estímulos que banham os trilhões de células do nosso ser a cada segundo.
CORPO LÍQUIDO - UMA JORNADA SOMÁTICA
A respiração não é apenas a função fisiológica mais vital, aquela que anima o corpo, mas também um portal para o autoconhecimento que permite explorações profundas do ser em seus mistérios mais íntimos.

Conteúdo da aula

TEORIA

● O papel do dióxido de carbono na oxigenação dos órgãos internos (Efeito Bohr)
● Método Buteyko
● Regulação do sistema nervoso autônomo através do controle respiratório
● Benefícios dos exercícios de apneia
● A respiração como instrumento no alívio do estresse e da ansiedade
● Importância da respiração nasal e sua influência na qualidade do sono

PRÁTICA

● Teste de nível de oxigenação corporal
● Exercício para descongestionamento nasal
● Maior tolerância ao acúmulo de CO2 no corpo
● Respiração diafragmática funcional
● Exercícios de apneia estática e dinâmica
● Otimização da frequência respiratória
● Prática de respiração meditativa em mindfulness
RESPIRAÇÃO CONSCIENTE E APNEIA FUNCIONAL