Esta será uma breve vivência introdutória ao GFP, Gravitational Field Principle.
O GFP é uma formação de cunho somático de 2 anos de duração cujo foco primário é curar nossa relação com a gravidade, restabelecendo uma relação harmônica e saudável com o medo inato de cair e com as nossas resistências internas que impedem uma expressão mais plena do ser.
Curso Introdutório
O GFP foi desenvolvido por Bruno Caverna após uma vasta caminhada de 30 anos como educador de movimento humano em mais de 40 países. A sua metodologia amálgama práticas integrativas e somáticas com estudos corpo-mente fundamentadas na artes internas Russas.
Estudar GFP é adentrar em processos de ressignificação na forma como pensamos o movimento. Um dos pilares da metodologia é justamente a transmissão do princípio do campo gravitacional, uma pérola no universo do autoconhecimento.
As Origens
A corporificação dos princípios do GFP resgata uma linguagem biomecânica, aparentemente um tanto absurda, pois não existem na atualidade nenhum pontos de referências a tal princípio que possam servir como pontos de navegação ou suporte.
As semelhanças na utilização de termos e conceitos compartidos somente criam mais desafios no discernimento pivotal entre GFP e todos outras abordagens somáticas terapêuticas que também se ocupam da relação gravitacional. GFP é singular neste sentido e pode ser demonstrado e testado de forma metodológica e objetiva através da aplicação dos princípios entres corpos.
Quando o princípio está presente no corpo do praticante percebemos a emersão de um fenômeno chamado de “Conexão de Ressonância” que não pode ser reproduzido sem a corporificação do princípio do GFP.
A Singularidade do Princípio
A relação inescapável gravidade-terra é o berço de todo o desenvolvimento e consolidação neuroestrutural humana. Uma vez alcançado um eixo reto ereto, começamos a viver em constante negociação com a gravidade e o medo de cair.
No início da vida, as crianças estabelecem uma exploração gravitacional saudável e funcional na iminência de uma queda real. A maneira como as crianças pequenas sustentam o senso de equilíbrio é propícia para um crescimento e desenvolvimento saudáveis das habilidades psicomotoras.
A Espinha Dorsal do GFF
À medida que crescemos o sistema nervoso se desenvolve respondendo aos estímulos gravitacionais e por si cria um circuito fechado num padrão condicionado de resistência à gravidade, ainda que de forma subconsciente. Essa condição de resistência, apesar de não ser inata, ela aparece como o preço inevitável que toda humanidade, independentemente da origem cultural étnica, “paga” para funcionar verticalmente na gravidade.
À medida que nos habituamos a funcionar verticalmente, a relação com a gravidade gradualmente se transforma e certas propriedades interativas originais se tornam ofuscadas por padrões de resistências e lutas internas que se consolidam no sistema nervoso, alheia a nossa consciência.
O GFP tem o potencial de desengatilhar uma profunda transformação perceptiva em vários níveis da expressão humana, sobretudo no recondicionamento de hábitos restritivos e em certos mecanismos de defesa que não mais desempenham seu papel original de assegurar a sobrevivência da espécie.
A assimilação dos princípios do GFP entrega o poder de um mapeamento das resistências internas, facilitando muitas vezes a liberação de eventos gravitacionais traumáticos acumulados no corpo.
Muito comumente através desta leitura fina e minuciosa os padrões de movimento disfuncionais se tornam evidentes, ainda que não sejam reconhecidos como tal em quaisquer outros trabalhos corporais fora do contexto gravitacional.
Os Benefícios
DEPOIMENTOS
"Estar envolvido nas práticas da “Formless Arts” tem sido uma revelação contínua para mim. Não uso essa palavra levianamente, é simplesmente o mais próximo que consigo chegar para descrever a experiência e o impacto dela. Seja a prática de Play-Fight, Apneia Funcional ou Corpo Líquido: o comprometimento e a generosidade de Bruno são contagiosos. Cada evento parece uma jornada, uma exploração profunda através das camadas mais finas da consciência."
Bernadette Schnabel
Líder de Projetos Culturais / Shiatsu Terapeuta
"Depois de quase vinte anos sendo uma praticante de Yoga e muitos treinamentos, eu não estava interessado em aprender mais uma técnica ou método. A abordagem da Formless Arts de Bruno para mim é um ajuste perfeito: eu consigo incorporar um princípio de muitas maneiras e formas diferentes, o que me permite traduzi-lo para minha própria prática, ensino e vida cotidiana. É inestimável para mim aprender com professores de ponta - Bruno certamente é um deles. Lá fora, nas bordas da consciência, sempre surpreendendo com novas ideias e ferramentas, iluminando o que é possível em termos da incorporação da não resistência."
Leela Stutter
Professora de Yoga e Meditação
"Que prazer ter encontrado Bruno e as práticas que ele vem desenvolvendo. O que mais aprecio é conhecer alguém que está seguindo sua curiosidade e paixão com tanto comprometimento. O resultado disso é uma prática que é preenchida com tanto entusiasmo e alegria. Ao mesmo tempo, parece muito profundo e você é confrontado com seus problemas mais profundos que o impedem de participar plenamente da vida. Adoro essa combinação, para mim é uma maneira agradável e despreocupada de revelar tesouros escondidos."
Sofie Frölich
Psicoterapeuta
Para Quem
Direcionada a todos que atuam nas áreas da fisioterapia, terapias manuais, psicoterapias, psicomotricidade, liberação de traumas, terapias sistêmicas e integrativas e quaisquer outras abordagens psicossomáticas. Para quem é praticante de atividade corpo e mente também podem se beneficiar perfeitamente do princípio do GFP.
PARTICIPAÇÃO
Casa do Amok Rua das Palmeiras 96 Botafogo, Rio de Janeiro
3 sugestões de valores a serem avaliados e definidos por cada participante de acordo com a consciência individual alinhada a um sentido de auto-honestidade considerando a disponibilidade econômica atual
190 reais
240 reais
290 reais
25 de Agosto 14:00 - 19:00
QUANDO
Investimento
ONDE
Uma profunda transformação perceptiva em vários níveis da expressão humana
Natural do Rio de Janeiro, Bruno foi criado dentro do meio da capoeira desde 1987. Caverna tem 30 anos de experiência como educador do movimento humano, trabalhando com todos os tipos de pessoas, difundindo sua metodologia própria em mais de 40 países e se comunicando em 6 línguas.
Bruno tem uma formação profissional de dança contemporânea e já coreografou para o Balé Nacional da Noruega e a Ópera de Istanbul. Bruno é apneista e instrutor de mergulho livre pela escola Molchanovs, e também se certificou como instrutor respiratório pelos métodos Buteyko e Oxygen Advantage com o Patrick McKeown.
Entre 2013 e 2020 Bruno viveu na Rússia onde aprofundou seu conhecimento na Arte Marcial Russa, Systema, se tornando um veterano na metodologia Solovev.
Natural do Rio de Janeiro, Bruno foi criado dentro do meio da capoeira desde 1987. Caverna tem 30 anos de experiência como educador do movimento humano, trabalhando com todos os tipos de pessoas, difundindo sua metodologia própria em mais de 40 países e se comunicando em 6 línguas.
Bruno tem uma formação profissional de dança contemporânea e já coreografou para o Balé Nacional da Noruega e a Ópera de Istanbul. Bruno é apneista e instrutor de mergulho livre pela escola Molchanovs, e também se certificou como instrutor respiratório pelos métodos Buteyko e Oxygen Advantage com o Patrick McKeown.
Entre 2013 e 2020 Bruno viveu na Rússia onde aprofundou seu conhecimento na Arte Marcial Russa, Systema, se tornando um veterano na metodologia Solovev. Bruno também é terapeuta aquático de Watsu e em 2012 criou sua linhagem de trabalho aquático, Corpo Líquido.
Em 2016 Bruno fundou a Formless Arts, uma plataforma multidisciplinar de cunho educacional, artístico e filosófico, através do qual Bruno vem difundindo e promovendo eventos culturais e cursos educacionais. Seu projeto mais atual é a formação somática em GFP, Gravitational Field Principle e também conta com um time de facilitadores em sua linhagem da prática de Play-Fight. Bruno vive no exterior desde 2000 e atualmente reside em Barcelona na Espanha com sua esposa Russa, Marina Sekacheva.